Instituto Dara promove live solidária no Dia Nacional de Combate à Pobreza

A live “Basta! Pobreza não é normal” contará com artistas, influenciadores digitais e famílias atendidas pela organização, que atua há 29 anos no combate à pobreza estrutural

Dia 14/12 é o Dia Nacional de Combate à Pobreza, situação que atinge mais de 54,8 milhões de pessoas no Brasil. Para marcar a data, o Instituto Dara (antigo Saúde Criança) vai realizar a live musical solidária Basta! Pobreza não é normal no próprio dia 14/12, às 19h, no youtube da organização, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade brasileira para o agravamento da pobreza no Brasil. A live também visa mobilizar e arrecadar recursos que vão contribuir diretamente com ações e projetos do Dara no combate à pobreza.

O jornalista de cultura Fábio Júdice, da Rede Globo, será o apresentador do evento, que contará com a presença do consagrado Olodum, além de músicos revelação como Adriana Moreira, Karine Telles, Kiko Horta, Guilherme Ventura (Coletivo Imune), entre outros. Haverá apresentações do grupo musical Amigos no Samba, banda de Gabriel do Nascimento, pai responsável por um família que foi atendida pelo Dara; e da banda da família Souza, que também foi atendida pela organização, representada pela flautista Ruth Souza, de 16 anos, e de seu pai Miqueias Souza, violonista de 37 anos, moradores de Bangu, Rio de Janeiro.

“Fui atendido no Instituto Dara em 2017 e só tenho a agradecer por tudo que foi feito pela minha família. O trabalho realizado é incrível e muito importante para buscar a erradicação da pobreza com famílias vulneráveis. E agora, neste momento de final de ano, é uma grande honra poder participar da live e mostrar um pouco do nosso trabalho com a música”, conta Gabriel do Nascimento, músico que se apresentará na live.

A live contará com a participação de Vera Cordeiro, fundadora e presidente do conselho do Instituto Dara, depoimentos de famílias atendidas e influenciadores digitais. “O nosso trabalho é de combate à pobreza estrutural e de promoção da inclusão social para famílias em vulnerabilidade. Quando fundei o Instituto Dara há quase 30 anos, percebi que a pobreza é multidimensional e que para enfrentá-la é preciso ter soluções intersetoriais e integradas”, afirma Vera Cordeiro.

Contexto e soluções:
Economistas estimam que o Brasil terminará 2020 com uma taxa de desemprego de 15% e o pico da crise será em meados de 2021. Em recente pesquisa lançada, a Fundação Getúlio Vargas mostrou que em agosto mais de 270 mil fluminenses entraram na linha da pobreza, que voltou a subir 1,55%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, do IBGE.

O Instituto Dara acredita que é possível promover a inclusão social e combater a pobreza estrutural de forma integrada e eficaz. E sabe como fazer!

Há 29 anos, o Dara implementa com famílias em vulnerabilidade a tecnologia social conhecida como Plano de Ação Familiar (PAF), com ações conjuntas nas áreas de saúde, de renda, de moradia, de educação e de cidadania. As famílias são acompanhadas por uma equipe de profissionais especializadas/os e de voluntárias/os, que as ajudam a traçar metas nessas cinco áreas.

Em média, uma família leva dois anos para sair de uma situação de vulnerabilidade social para o exercício pleno de sua cidadania. Ao longo desse tempo, elas se tornam protagonistas de suas próprias vidas. E essa autonomia é sustentada no decorrer dos anos. Uma pesquisa da Universidade de Georgetown provou que, de três a cinco anos após a alta do programa, a renda familiar praticamente dobra e caem em 86% as reinternações hospitalares.

O Dia Nacional de Combate à Pobreza foi estabelecido pela lei nº 11.172, de 6 de setembro de 2005. Data que reflete cada vez mais um tema importante, urgente e atual como o combate à pobreza, que precisa ser divulgado para reverberar na sociedade civil. Apenas de maneira coletiva é possível combater a pobreza estrutural.

Sobre o Instituto Dara:
O Instituto Dara promove a inclusão social e combate a pobreza estrutural de forma integrada e eficaz. Atua com o atendimento direto de famílias vulneráveis, a disseminação de conhecimento, a influência em políticas públicas e a mobilização da sociedade civil. Por oito anos consecutivos, o Dara é considerado a melhor ONG da América Latina e 21ª do mundo pela publicação suíça NGO Advisor. Ao longo de sua história, recebeu prêmios e reconhecimentos pelo trabalho realizado e impactou diretamente a vida de mais de 75 mil pessoas em vulnerabilidade social no Brasil e indiretamente mais de 1 milhão de pessoas em 4 continentes. Segundo Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz em 2006, “o Instituto Dara criou uma poderosa metodologia social para inclusão dos mais pobres.”
Saiba mais: www.dara.org.br

Serviço:
Dia Nacional de Combate à Pobreza
Live Basta! Pobreza não é normal
14/12, segunda-feira – 19h
Youtube do Instituto Dara – www.youtube.com/c/InstitutoDaraSaúdeCriança
Contatos para imprensa: Victor Oliveira – (21) 97301-2512 – victor@dara.org.br

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
free online course