A importância da saúde mental infantil

O Instituto Dara sempre teve um espaço de recreação infantil dedicado às crianças atendidas na sede. Após o período de isolamento devido à pandemia de Covid-19, a equipe técnica percebeu a necessidade de observar melhor o comportamento dessas crianças, com um olhar mais atento às necessidades individuais de cada uma. Onde por meio de atividades lúdicas, puderam observar o desenvolvimento psicossocial e fazer um acompanhamento psicológico e psicopedagógico.

Com o apoio da Fundação Rainha Silvia da Suécia – Care About the Children – o Instituto Dara conseguiu implementar o monitoramento das crianças durante o período de recreação. A equipe conta com uma psicóloga infantil, uma estagiária de psicologia e uma pedagoga que fazem o atendimento uma vez por mês. O processo foi todo sistematizado e realizado em conjunto com as atividades do Plano de Ação Familiar, Tecnologia Social do Instituto Dara. 

O projeto contempla crianças de 0 a 12 anos e já alcançou resultados incríveis no período entre março e outubro deste ano.  Cerca de 200 responsáveis foram sensibilizados através de 8 horas de palestras sobre a importância da saúde mental infantil,16 encontros de sensibilização com as famílias, 37 horas de entrevistas para avaliações iniciais em 44 crianças, 176 horas de processo terapêutico. Participaram 195 crianças e 30 ainda estão em acompanhamento psicológico, foram realizadas 560 horas de recreação e 295 atividades psicopedagógicas.

 

Com isso foi possível identificar as dificuldades apresentadas por cada criança individualmente e a melhor maneira de solucionar a questão. Mudanças de comportamentos, luto, agressividade e transtornos alimentares foram alguns dos fatores encontrados. 

Por meio do diálogo e palestras os responsáveis puderam se sentir aptos para lidar com as necessidades que seus filhos estavam apresentando, foram ensinados caminhos de como abordar assuntos como depressão e ansiedade, como lidar com o processo de desenvolvimento das crianças, impor limites, às diferentes formas de educar, e principalmente compartilhamos a informação de que o tratamento psicológico especializado está presente na rede pública e que todos têm direito a ele.

‘’Cuidar da saúde mental infantil, principalmente neste período pós pandemia é de extrema importância, porque estamos cuidando do futuro que essas crianças terão. Garantir a conscientização da importância da saúde mental infantil é cuidar da nossa sociedade como um todo, porque é nesse período que se constrói a base de todo o desenvolvimento do ser humano’’, declarou a psicóloga, Rayssa Nakano.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=