Aproveitamento integral de alimentos: ingrediente fundamental da Gastronomia Sustentável

Já não é nenhuma novidade que cascas e sementes, que muitas vezes vão parar no lixo, rendem ótimas receitas. Algumas delas compuseram o cardápio preparado pelas dez alunas do curso de Gastronomia Sustentável, cuja primeira aula ocorreu no dia 20 de março.

A chef convidada, Maristella Sodré, ensinou as participantes a cozinhar pratos sem nenhum desperdício. A equipe preparou um caldo de abóbora vegano, aproveitando a casca e as sementes assadas ao forno, e um caldo de couve-flor feito com o talo do próprio ingrediente. Ao fim, foi preparada uma sopa sustentável de legumes, utilizando um caldo artesanal feito de cascas de cebola, de cenoura e demais insumos normalmente descartados.

“Eu sempre digo que trabalhar com gastronomia sustentável é mais do que um trabalho, é uma causa. E é preciso haver conscientização. Ao final da aula, os alunos têm a percepção de que eles podem reaproveitar os alimentos, podem vender, gerar renda, usar esses ensinamentos no dia a dia”, explica a professora.

O Cozinha Sustentável faz parte do Projeto Futurando, iniciativa apoiada pelo Banco Santander.

Visita à Rio Expofood

Na semana seguinte, no dia 29 de março, o projeto levou um grupo de seis mulheres à Rio Expofood 2023, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No evento, as alunas puderam participar de uma aula no Espaço Gourmet Sesc-Senac, ministrada pela chef Maristella Sodré, reforçando a importância do aproveitamento integral dos alimentos. 

“As alunas degustaram produtos ofertados pelos estandes e trocaram contato com empresas que fornecem o que o ramo alimentício tem de melhor para o pequeno e grande empreendedor. Nenhuma delas havia ido ao  centro de convenções Riocentro ou feiras como a Rio Expofood antes.  A participação possibilitou, ainda, a apropriação da cidade, que para muitos ainda é distante”, conta Isabel Assis, Coordenadora de Atendimento do Instituto Dara.

O Projeto Futurando é uma iniciativa da área de Geração de Renda que integra o rol de ações do Plano de Ação Familiar (PAF), tecnologia social criada pelo Instituto Dara que consiste na criação participativa de metas e de ações integradas nas áreas de Saúde, Moradia, Renda, Cidadania e Educação, visando à autonomia de famílias em vulnerabilidade social e ao seu desenvolvimento.

Alunas na Rio Expofood

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download xiomi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download