Reflexões sobre o racismo nas telas e na vida real

Cinema é uma grande diversão – e também uma excelente maneira de trazer temas importantes para o centro do debate. Essa é a premissa do Cine-debate, nova atividade do Projeto Aconchego, realizado para as famílias atendidas pelo Instituto Dara.

No dia 31 de março, a primeira edição do Cine-debate foi pensada em virtude do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21/3) e trouxe como tema Os impactos do racismo na vida de pessoas negras.

Após as boas-vindas aos recém-chegados e as apresentações sobre o Plano de Ação Familiar (PAF) e o modo de trabalho da organização pela equipe do Atendimento, os participantes assistiram aos curtas-metragens A mulher que eu era, da diretora Karen Suzane, e Barco de papel, da diretora Thais Scabio.

Depois da exibição, os convidados Roberta Mathias, antropóloga, fotógrafa, mestre em Filosofia e pesquisadora de cinema, e Márcio Brito Neto, cineasta, produtor cultural e diretor de teatro, mediaram um debate com as famílias participantes. Perda de sonhos, violência contra mulheres, crianças e adolescentes, e racismo estrutural foram alguns dos assuntos surgidos na conversa. A partir dos relatos, foram realizadas reflexões sobre preconceito, reprodução de padrões, importância da educação antirracista e de espaços de diálogo.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download samsung firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy free download