Aconchego Família promove palestras sobre acessibilidade e a pessoa com deficiência

No mês de abril, o projeto Aconchego Família promoveu uma série de palestras sobre acessibilidade da pessoa com deficiência (PcD). Convidados como o jornalista Cassiano Fernandez e o atleta paralímpico Jucelino da Silva, ambos PcD, participaram, nos dias 3 e 5 de abril, respectivamente, de rodas de conversa com as famílias atendidas pelo Dara. Eles trouxeram  uma visão pessoal do dia-a-dia da pessoa com deficiência, falando sobre a acessibilidade no Brasil e a precariedade dos direitos das PcD. 

No dia 13 de abril, Sara Pereira, assistente social do Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência, participou de um bate-papo sobre questões sociais e o acesso a direitos das pessoas com deficiência. Ela e os participantes discutiram assuntos como o acesso à informação e a gratuidade e benefícios do cidadão por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

“Muitas vezes, lá no Ciad, nós recebemos pessoas até já mais velhas, que não têm identidade, não têm CPF, nenhuma identificação, porque não sabem que possuem esse direito. A população sofre com a falta de informação”, expôs a assistente social.

O cientista social Guilherme Ribeiro, portador da síndrome de TAR, conduziu a palestra A Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho no dia 27 de abril. Segundo um relatório do IBGE divulgado em 2022, a taxa de participação de PcD no mercado nacional é de apenas 28,3% – 38% menos do que o índice para pessoas sem deficiência. Guilherme abordou uma realidade brasileira: a falta de inclusão.

“Existe, no Brasil, uma lei de cotas de trabalhadores PcD nas instituições do mercado. É um auxílio das empresas para vagas afirmativas, mas são vagas com salários ruins, em funções que estão abaixo do potencial que essas pessoas podem alcançar, mesmo sendo portadoras de deficiência”, explicou o cientista social.

Sobre o projeto

O Aconchego Família é um projeto que busca solidificar a integração entre as famílias e profissionais da equipe de Atendimento. Diariamente, o público atendido é convidado a debater assuntos que permeiam a realidade das famílias, como educação, saúde, moradia, renda e cidadania – pilares que compõem o Plano de Ação Familiar (PAF), tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Dara no combate à pobreza e às desigualdades.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free