100 anos de história e tradição: Dara visita o Quilombo Sacopã

Como parte da programação em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, o Projeto Daras promoveu a suas participantes uma visita, no dia 26 do mesmo mês, ao Quilombo Sacopã, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A iniciativa, parceria entre o Instituto Dara e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Padre Velloso, reuniu atividades como contação de poemas, oficinas de trança e turbante, confecção de bonecas abayomi, roda de jongo e muita música ao vivo. As visitantes puderam conhecer um pouco mais da história do quilombo, conversar sobre a luta diária das mulheres negras na sociedade e sobre o regime de desigualdade a qual são submetidas, mergulhar um pouco mais na cultura afro-brasileira e entender a importância simbólica do dia 25 de julho. 

A visita é muito importante para o público atendido pelo Projeto Daras e para a equipe do Instituto. Dados do Relatório anual de 2022 mostram que pretos ou pardos constituíram 76% das famílias atendidas pela instituição e quase 50% do quadro de funcionários. Mais do que uma festividade, o encontro possibilitou uma troca de saberes e conexão com a ancestralidade.

“Participei das oficinas, consegui botar minha banquinha de bijuterias e artesanatos, foi um dia maravilhoso. Só tenho a agradecer a equipe Dara e a todos que receberam a gente aqui”, conta Vanessa, participante do Projeto Daras.

O Projeto Daras foi uma iniciativa viabilizada a partir da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei do ISS, com o patrocínio da TechnipFMC e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Leia mais sobre o projeto e seu encerramento.

A próxima edição do Projeto Daras está prevista para o segundo semestre de 2023.

 

Sobre o Quilombo Sacopã

Criado por fugitivos da escravidão do Brasil colonial ainda no século XIX, o quilombo foi formalmente instituído em 1929 por Manoel Pinto Júnior na Ladeira Sacopã. A comunidade quilombola ocupa um terreno de mais de 18 mil m², no terceiro metro quadrado mais caro do estado do Rio de Janeiro, em uma representação de resistência em meio à elite carioca.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
online free course
download huawei firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course