Metodologia criada pelo Instituto Dara é base de programa de combate à pobreza em Itu/SP

A Prefeitura de Itu, em São Paulo, apresentou, no dia 22 de agosto, o Programa Cuidar Itu, instituído por uma lei municipal e criado com base no Plano de Ação Familiar (PAF), metodologia multissetorial e interdisciplinar criada pelo Instituto Dara, que busca combater a pobreza e promover a saúde e o desenvolvimento humano.

Estiveram presentes no evento de lançamento, realizado no auditório da Educação da Prefeitura, Dra. Vera Cordeiro e Sabrina Porcher, respectivamente fundadora e Presidente do Conselho de Administração, e líder da área de Expansão do Instituto Dara; Guilherme Gazzola, Prefeito de Itu; Adrianne Menna Barreto, Diretora Executiva do Instituto Tecendo Infâncias, parceiro do projeto, além de autoridades, organizações do Terceiro Setor e apoiadores do projeto.

“O que a gente quer é promover a justiça social nesse país. Em Itu, com a Prefeitura e o Instituto Tecendo Infâncias, a gente vê um quadro muito positivo. Usando três décadas de conhecimento do Instituto Dara, temos a possibilidade de levar a metodologia do PAF a outras prefeituras e, com isso, diminuir a pobreza no Brasil. Incluir socialmente os não incluídos”, declarou Dra. Vera.

Elaborado em uma parceria com o Instituto Tecendo Infâncias, o Cuidar Itu busca atender às necessidades de famílias ituanas vulneráveis com crianças de 0 a 6 anos de idade (período conhecido como primeira infância), tomando como base fatores econômicos, sociais, étnico-culturais, entre outros, que impactam diretamente na saúde dos indivíduos. Assim como o nosso Plano de Ação Familiar, a proposta do Cuidar Itu é promover uma abordagem multidisciplinar e integrada de combate à pobreza e de promoção da saúde e do desenvolvimento humano.

 

Relembre a parceria

Em janeiro de 2023, a equipe de Expansão do Instituto Dara visitou a Prefeitura de Itu para realizar a primeira etapa de diagnóstico, a fim de implementar o Plano de Ação Familiar (PAF) no município paulista. Já em abril, secretários da Prefeitura ituana vieram à sede do Instituto Dara para uma jornada de quatro dias de capacitação e cocriação do que viria a ser, mais tarde, o Programa Criar Itu.

 

Leia mais

Instituto Dara avança na implementação do PAF em Itu (abr/2023)

Dara apresenta o Plano de Ação Familiar para a Prefeitura de Itu (mai/2022)

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
free online course
download intex firmware
Download WordPress Themes
online free course