Metodologia criada pelo Instituto Dara é base de programa de combate à pobreza em Itu/SP

A Prefeitura de Itu, em São Paulo, apresentou, no dia 22 de agosto, o Programa Cuidar Itu, instituído por uma lei municipal e criado com base no Plano de Ação Familiar (PAF), metodologia multissetorial e interdisciplinar criada pelo Instituto Dara, que busca combater a pobreza e promover a saúde e o desenvolvimento humano.

Estiveram presentes no evento de lançamento, realizado no auditório da Educação da Prefeitura, Dra. Vera Cordeiro e Sabrina Porcher, respectivamente fundadora e Presidente do Conselho de Administração, e líder da área de Expansão do Instituto Dara; Guilherme Gazzola, Prefeito de Itu; Adrianne Menna Barreto, Diretora Executiva do Instituto Tecendo Infâncias, parceiro do projeto, além de autoridades, organizações do Terceiro Setor e apoiadores do projeto.

“O que a gente quer é promover a justiça social nesse país. Em Itu, com a Prefeitura e o Instituto Tecendo Infâncias, a gente vê um quadro muito positivo. Usando três décadas de conhecimento do Instituto Dara, temos a possibilidade de levar a metodologia do PAF a outras prefeituras e, com isso, diminuir a pobreza no Brasil. Incluir socialmente os não incluídos”, declarou Dra. Vera.

Elaborado em uma parceria com o Instituto Tecendo Infâncias, o Cuidar Itu busca atender às necessidades de famílias ituanas vulneráveis com crianças de 0 a 6 anos de idade (período conhecido como primeira infância), tomando como base fatores econômicos, sociais, étnico-culturais, entre outros, que impactam diretamente na saúde dos indivíduos. Assim como o nosso Plano de Ação Familiar, a proposta do Cuidar Itu é promover uma abordagem multidisciplinar e integrada de combate à pobreza e de promoção da saúde e do desenvolvimento humano.

 

Relembre a parceria

Em janeiro de 2023, a equipe de Expansão do Instituto Dara visitou a Prefeitura de Itu para realizar a primeira etapa de diagnóstico, a fim de implementar o Plano de Ação Familiar (PAF) no município paulista. Já em abril, secretários da Prefeitura ituana vieram à sede do Instituto Dara para uma jornada de quatro dias de capacitação e cocriação do que viria a ser, mais tarde, o Programa Criar Itu.

 

Leia mais

Instituto Dara avança na implementação do PAF em Itu (abr/2023)

Dara apresenta o Plano de Ação Familiar para a Prefeitura de Itu (mai/2022)

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download karbonn firmware
Free Download WordPress Themes
online free course