Evento do HubEP promove debates no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Em 17 de outubro, data em que é celebrado o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o Instituto Dara promoveu o evento Mulheres e mudança social, uma iniciativa do Hub para Erradicação da Pobreza – HubEP. Dividido em dois painéis, o encontro reuniu mulheres representantes de diversas organizações da sociedade civil para uma roda de conversa sobre as desigualdades sociais e raciais que permeiam o país.

O primeiro painel, Gênero, raça e pobreza, trouxe Rita Brandão, Diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), como mediadora da conversa que reuniu Mônica Sacramento, Coordenadora Programática da ONG Criola, e Vitória Régia da Silva, Vice-presidente da Associação Gênero e Número.

Em sua fala, Mônica destacou o papel de mulheres pretas no reconhecimento da desigualdade em índices sociais: “Elas vão nos dizendo como as experiências são diversas. Como essa dimensões – classe, raça e gênero – atravessam essas experiências e vão conformando destinos, trajetórias, oportunidades. São essas mulheres pretas que nos mostram o que a pobreza informa sobre a qualidade da nossa democracia.”

O segundo painel, Organizações de mulheres e mudança social, foi mediado por Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA, e contou com a participação de Dra. Vera Cordeiro, fundadora e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Dara; Amália Fischer, Diretora Geral do Elas+ Doar para Transformar; Lygia Anthero, Coordenadora de relacionamento e causas coletivas no Sistema B Brasil; e Daíse Porto, Coordenadora da Escola de Negócios da Rede Asta.

“Quando falamos de erradicação da pobreza, entendemos que o trabalho tem um papel fundamental para a redução das desigualdades sociais e, por isso, é essencial conhecer e entender as intersecções entre gênero, raça e pobreza para a formulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento social”, ressaltou Lygia Anthero.

Dra. Vera destacou a necessidade de abordar as dimensões de gênero e raça que permeiam a pobreza, ressaltando a demora em reconhecer e discutir a interseccionalidade no país. A chamada é clara: é preciso estabelecer uma união entre governos e empresas para enfrentar a desigualdade social. Ao apontar para a importância de reconhecer organizações e associações locais, ela enfatiza a necessidade de movimento e engajamento para transformar não apenas vidas individuais, mas a realidade de comunidades inteiras.

“Sabemos que a pobreza no Brasil tem gênero e raça. Demorou muito para se discutir a intersecção entre essas questões no país, mas é preciso que governos e empresas se unam para debater como reduzir essa abismal desigualdade social e suas consequências. Diante das falas de lideranças femininas tão potentes que atuam por causas sociais, quem nos assistiu, hoje, pode se inspirar a conhecer organizações e associações em suas comunidades e territórios buscando transformar suas vidas, assim como a realidade de outras pessoas e comunidades, mas é preciso se mover”, apontou Dra. Vera.

Assista aqui

 

Sobre o HubEP

O Hub para Erradicação da Pobreza – HubEP é uma iniciativa multissetorial e 100% colaborativa formada por organizações sociais brasileiras de grande relevância: Ação da Cidadania, Cieds, Gastromotiva, Instituto Dara, Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Rede Asta, Sistema B Brasil e UNIperiferias.
A plataforma disponibiliza, gratuitamente, conteúdos, publicações, metodologias, histórias e experiências de diversas instituições sociais. Acesse e saiba mais: hubep.org.br

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download lenevo firmware
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free