Parceria entre Dara, FAU/UFRJ e Vedacit promove workshop de impermeabilização das casas

O Canteiro Experimental de obras do Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção (Lemc) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) recebeu, em 4 de dezembro, estudantes de Arquitetura, profissionais de construção e representantes de famílias atendidas pelo Instituto Dara para um workshop experimental de impermeabilização. Fruto de parceria entre o Dara e a Vedacit, a iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes sobre a importância de moradias mais dignas e saudáveis sem infiltração.

A parceria da área de Moradia do Dara com a FAU/UFRJ contempla um projeto de extensão focado em promover melhorias habitacionais e, com isso, a saúde das crianças e famílias atendidas pelo Plano de Ação Familiar (PAF), metodologia social multissetorial desenvolvida pelo Dara. As moradias das famílias assistidas se caracterizam pela ocorrência de inadequações tanto nos elementos de vedação (paredes, esquadrias e revestimentos) e coberturas, como nos elementos estruturais e sistemas de instalações hidráulico-sanitárias e elétricas, gerando condições de insalubridade, insegurança e desconforto.

O workshop contou com a participação do professor responsável pelo Laboratório de Materiais de Construção da FAU, Marcos Silvoso, e Allan Araújo, consultor representante da Vedacit, bem como de Raquel Menezes, coordenadora da área de Moradia do Dara. Ao apresentar a atuação da Moradia no âmbito do PAF, Raquel ressaltou a importância da participação da família nas decisões que permeiam seus lares: “No Instituto Dara, a dinâmica é única: nós avançamos um passo e as famílias respondem com outro. Entregamos uma reforma como uma tela em branco, e as famílias a preenchem com suas próprias cores”.

 

Projeto premiado

O trabalho realizado no Instituto Dara no âmbito do projeto de extensão dos estudantes da FAU/UFRJ rendeu aos autores duas premiações importantes. O estudo Habitação e saúde: melhorias habitacionais em moradias precárias de famílias em condições de vulnerabilidade social foi um dos premiados no 36º Congresso da Associação das Escolas e Faculdades de Arquitetura Públicas da América do Sul (Arquisur), além de menção honrosa na 12ª Semana de Integração Acadêmica (Siac) da UFRJ. Para a coleta de informações, os estudantes acompanharam as atividades da área de Moradia do Dara durante o ano de 2022, observando as profissionais no trato diário com as famílias atendidas. 

Mais recentemente, em maio de 2023, o Instituto recebeu um novo grupo de graduandos e professores de Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Ciências Sociais das instituições Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), respectivamente.

A aproximação do Instituto Dara com a Academia é uma iniciativa do nosso Lab Acadêmico e tem como propósito fomentar a sistematização de nossas experiências na promoção da saúde, no desenvolvimento humano e no combate à pobreza, levando à produção de conhecimento e à elaboração de novos instrumentos que inovem nos processos de intervenção.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download karbonn firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download