A importância da saúde mental infantil

O Instituto Dara sempre teve um espaço de recreação infantil dedicado às crianças atendidas na sede. Após o período de isolamento devido à pandemia de Covid-19, a equipe técnica percebeu a necessidade de observar melhor o comportamento dessas crianças, com um olhar mais atento às necessidades individuais de cada uma. Onde por meio de atividades lúdicas, puderam observar o desenvolvimento psicossocial e fazer um acompanhamento psicológico e psicopedagógico.

Com o apoio da Fundação Rainha Silvia da Suécia – Care About the Children – o Instituto Dara conseguiu implementar o monitoramento das crianças durante o período de recreação. A equipe conta com uma psicóloga infantil, uma estagiária de psicologia e uma pedagoga que fazem o atendimento uma vez por mês. O processo foi todo sistematizado e realizado em conjunto com as atividades do Plano de Ação Familiar, Tecnologia Social do Instituto Dara. 

O projeto contempla crianças de 0 a 12 anos e já alcançou resultados incríveis no período entre março e outubro deste ano.  Cerca de 200 responsáveis foram sensibilizados através de 8 horas de palestras sobre a importância da saúde mental infantil,16 encontros de sensibilização com as famílias, 37 horas de entrevistas para avaliações iniciais em 44 crianças, 176 horas de processo terapêutico. Participaram 195 crianças e 30 ainda estão em acompanhamento psicológico, foram realizadas 560 horas de recreação e 295 atividades psicopedagógicas.

 

Com isso foi possível identificar as dificuldades apresentadas por cada criança individualmente e a melhor maneira de solucionar a questão. Mudanças de comportamentos, luto, agressividade e transtornos alimentares foram alguns dos fatores encontrados. 

Por meio do diálogo e palestras os responsáveis puderam se sentir aptos para lidar com as necessidades que seus filhos estavam apresentando, foram ensinados caminhos de como abordar assuntos como depressão e ansiedade, como lidar com o processo de desenvolvimento das crianças, impor limites, às diferentes formas de educar, e principalmente compartilhamos a informação de que o tratamento psicológico especializado está presente na rede pública e que todos têm direito a ele.

‘’Cuidar da saúde mental infantil, principalmente neste período pós pandemia é de extrema importância, porque estamos cuidando do futuro que essas crianças terão. Garantir a conscientização da importância da saúde mental infantil é cuidar da nossa sociedade como um todo, porque é nesse período que se constrói a base de todo o desenvolvimento do ser humano’’, declarou a psicóloga, Rayssa Nakano.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free online course
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download