Aconchego promove conscientização sobre o câncer de mama no Outubro Rosa

O Projeto Aconchego é um evento diário promovido no Instituto Dara que busca incentivar o diálogo entre as famílias atendidas e os profissionais que trabalham na Organização. Dando espaço a assuntos socialmente relevantes visando levar informação. No mês de outubro o tema foi prevenção ao câncer de mama.

A nutricionista do Instituto Dara, Gabriela Parente, ministrou palestras para explicar como ler os novos rótulos dos produtos alimentícios de acordo com as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o dia 9 de outubro. Falou ainda sobre quais alimentos devem ser evitados, esclarecendo o motivo de serem prejudiciais à saúde e quais são considerados cancerígenos. No dia 19 de outubro, tivemos a participação especial da nutricionista residente em oncologia, Juliana Lopes Andrade, que falou sobre a importância da alimentação saudável para prevenção do câncer. A profissional ainda distribuiu folhetos informativos para os presentes. ‘’Conhecimento não pode gerar medo, e sim autonomia”, declarou Juliana.

Agatha, mãe de quatro filhos, assistida pelo Dara, falou sobre a importância dos encontros. ‘’Já sabia de algumas informações que a Gabi falou porque fiz outros cursos aqui, mas achei muito importante para ajudar na alimentação dos meus filhos’’. Quando questionada sobre se seria possível aderir às mudanças propostas pela nutricionista, ela respondeu que sim. “Vamos ter orientação financeira também e de quais alimentos podemos escolher para ter uma alimentação melhor’’, completou Agatha.

Durante os encontros, a médica Sylvia Lordello, da área de saúde do Dara, ressaltou a importância do autocuidado e da mulher conhecer o seu corpo. Além disso, se disponibilizou a ensinar como fazer o autoexame das mamas. Em uma das rodas de conversa, Sylvia falou ainda sobre direitos reprodutivos e métodos contraceptivos.

Durante o Aconchego do mês de outubro as convidadas receberam mimos como lixas de unha e esmaltes como um incentivo a cuidar de si mesmas até nos pequenos detalhes. E na palestra sobre direitos reprodutivos, as participantes receberam ainda kits doados pela DKT com camisinha, gel lubrificante e lenço umedecido para uso adulto.

As iniciativas do Dara têm como objetivo o atendimento multidisciplinar nas áreas de saúde, geração de renda, cidadania, educação e moradia. Todas essas ações fazem parte do Plano de Ação Familiar (PAF), Tecnologia Social do Instituto, que abrange de forma integrada essas cinco áreas, promovendo saúde e desenvolvimento humano para que todos tenham as mesmas oportunidades e sejam protagonistas de seu próprio futuro.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download xiomi firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free