fbpx

Instituto DARA

Doe

Sobre o PAF

O Plano de Ação Familiar (PAF) é a tecnologia social criada pelo Instituto Dara, que consiste na criação participativa de metas e de ações integradas nas áreas de saúde, de moradia, de renda, de cidadania e de educação, visando à autonomia de famílias em vulnerabilidade social e ao seu desenvolvimento. O PAF é reconhecido nacional e internacionalmente pela abordagem inovadora e intersetorial de combate à pobreza. Em 2003, recebeu a certificação de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

Áreas intersetoriais do PAF

Saúde

Busca garantir que cada família consiga entender e navegar no SUS (Sistema Único de Saúde) para ter seu acesso ao direito universal à saúde assegurado. Além disso, a equipe médica orienta e assessora nas providências que certificam que todas as crianças da família atendida estejam com a vacinação em dia e faz o encaminhamento para tratamentos externos.

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

Cada família participante do PAF no instituto Dara recebe um vale alimentação de R$80 por mês. As compras são orientadas por uma nutricionista, que foca na dieta alimentar ideal para cada membro da família.

DOAÇÃO DE REMÉDIOS

Doação de remédios e equipamentos médicos prescritos pela equipe médica da unidade pública parceira e que não são disponibilizados pelo SUS ou que estão em falta, além de leites especiais e equipamentos médicos quando não disponíveis por meio da rede pública de saúde.

ACONCHEGO FAMÍLIA

Promove o encontro e o diálogo entre as pessoas responsáveis pelas famílias atendidas. É composto por terapia comunitária, que visa o fortalecimento emocional e da autoestima. Há uma programação de palestras sobre alimentação, aleitamento, DSTs, entre outros temas.

MÃES E PRIMEIRA INFÂNCIA

Projeto complementar que tem o objetivo de fortalecer o vínculo fundamental para o desenvolvimento e para a formação saudável das crianças. Contempla também os pais ou outros parentes responsáveis.

Geração de Renda e Empreendedorismo

Propõe-se desenvolver habilidades e competências nas pessoas responsáveis da família para geração de renda, para novas oportunidades de trabalho e para empreendedorismo.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Na sede do Instituto Dara são oferecidos cursos de empreendedorismo relacionados à economia criativa, focados nas áreas de culinária, beleza, corte e costura e artesanato.

FLEXIBILIDADE E VOCAÇÃO

Os cursos são estruturados em módulos de forma a permitir que as alunas e os alunos desenvolvam suas habilidades de acordo com seu tempo e capacidade. Podem, ainda, se aprofundar em áreas correlatas quando descobrem interesse ou vocação em um dos módulos.

ENCAMINHAMENTO PARA TREINAMENTO

A área também é responsável por realizar encaminhamentos para treinamentos profissionais em outras instituições parceiras, em busca de ampliar as oportunidades e chances das pessoas atendidas.

FUNDO MANAMANO

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Ashoka, a Asplande e o Instituto Dara, o ManaMano foi criado para proporcionar a nano e microempreendedoras/es das periferias do Rio de Janeiro capital semente e mentorias com professores/as e estudantes da universidade a fim de fomentar a geração de renda por meio do empreendedorismo. O projeto nasceu como uma resposta conjunta aos efeitos econômicos da pandemia. Para saber mais, acesse www.manamano.org.br

Moradia

Busca assegurar a salubridade mínima das casas das famílias de forma a criar um ambiente saudável e seguro, além de fazer adaptações para crianças com deficiência.

REFORMAS

O programa realiza reforma na casa das famílias, de acordo com critérios pré-estabelecidos, sempre relacionadas às instalações sanitária, à hidráulica ou à elétrica. Além disso, incentiva e orienta os membros da família na participação nos processos de reforma.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Além de reformas relacionadas às instalações sanitária, à hidráulica ou à elétrica, a equipe orienta as famílias sobre hábitos saudáveis, de limpeza e de manutenção para a garantia de um ambiente salubre da residência.

Educação

Visa garantir a assiduidade e o bom aproveitamento das crianças na escola, assim como estimular a participação direta das cuidadoras e dos cuidadores na educação das filhas e dos filhos.

REFORÇO ESCOLAR

Há também atividades de reforço escolar e encaminhamento para atendimentos específicos (oftalmológico, pedagógico, fonoaudiólogo e psicológico). A conscientização das cuidadoras e dos cuidadores sobre a importância da educação é a base dessa área.

ATIVIDADES PARA A FAMÍLIA

Durante o atendimento da pessoa responsável pela família, crianças e adolescentes participam de atividades psicopedagógicas coordenadas pela área. As atividades são previamente programadas e abrangem temas lúdicos e educativos.

PROJETO ACONCHEGO ADOLESCENTE

Focado no público entre 12 a 17 anos, oferece um espaço de escuta ativa e empática, de diálogo e de apoio ao desenvolvimento pessoal. Consiste em encontros para debater sexualidade, saúde, higiene pessoal, tecnologia, trabalho, entre outros, além de passeios culturais. O objetivo é
contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e da participação cidadã.

Cidadania

Tem como objetivo promover o acesso à justiça e orientar a família sobre seus direitos e seus deveres.

BENEFICIOS GOVERNAMENTAIS

A área conta com o apoio de assistentes sociais e de advogadas, que orientam as famílias sobre benefícios governamentais específicos que cada uma pode buscar por meio de seus direitos. Esclarece, orienta e contribui para a participação cidadã do responsável e de outros membros da família.

DOCUMENTAÇÃO CIDADÃ

A equipe orienta a famílias para a obtenção de toda a documentação cidadã, como certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, histórico escolar, entre outras.

OUTRAS AÇÕES

As/os profissionais da área também auxiliam as famílias em questões relacionadas ao reconhecimento de paternidade, de pensão alimentícia e de regularização de propriedade, entre outras.

Como funciona

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Georgetown, de três a cinco anos após concluir o programa, a renda familiar praticamente dobra e, no mesmo período, as readmissões hospitalares caem 86%. Dessas famílias, 28% tinham casa própria no início do programa. Três a cinco anos após a alta, esse número subiu para 50%.

CONHEÇA O IMPACTO DO INSTITUTO DARA

O passo a passo do PAF

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência no nosso site e torná-la ainda melhor. Consulte a nossa Política de Privacidade para saber mais e para gerir suas preferências. Ao utilizar o nosso site, você concorda com nossa utilização de cookies.