Projeto Ativação, mantendo o corpo e mente saudáveis

Durante o período de isolamento na pandemia do covid 19, cerca de 52% dos brasileiros engordaram no ano de 2021 de acordo com a pesquisa do Instituto Ipsos. Sendo a obesidade um fator de suma importância para a saúde e bem estar no dia a dia, o Instituto Dara criou o Projeto Ativação para incentivar famílias atendidas e funcionários a adotarem hábitos saudáveis e implementarem exercícios físicos em suas rotinas. 

A equipe é composta pelo educador físico, Pedro Mesquita, que é o responsável pela preparação das aulas e exercícios que acontecem mensalmente; pela médica, Sylvia Lordello e doutora Marisa Santos, que acompanham a evolução dos participantes; e pela nutricionista, Gabriela Parente, que prescreve uma dieta baseada na realidade de cada um e faz o acompanhamento nutricional. Além da saúde física, o Ativação também preza pela saúde mental dos participantes com rodas de conversa ministradas pela psicóloga Fabiana Pádua, onde todos podem expressar e compartilhar com o grupo suas  frustrações, felicidades e conquistas.

Os encontros começam com a triagem de acompanhamento médico e nutricional, os participantes se pesam, aferem a pressão arterial, tiram medidas e conversam individualmente com a nutricionista sobre questões relativas à alimentação. Após uma confraternização com lanches saudáveis, o professor explica qual será o módulo da aula e como serão os exercícios. No encontro de outubro foi realizada aula de funcional com circuito de desafios. 

No fim da aula, durante a roda de conversa, a psicóloga Fabiana enfatizou a importância de entenderem que nem sempre as metas serão cumpridas, que é preciso persistir. ‘’O importante é não deixar a frustração tomar conta, se não conseguiu fazer um dia, faz no outro’’. Já o professor Pedro falou como é importante manter a mente sã. ‘’Nossa cabeça é o que mais nos atrapalha”, disse. 

Elizabeth de Freitas Oliveira, beneficiária do Dara ficou em segundo lugar no ranking dos que mais perderam peso e falou sobre os seus problemas com depressão, compulsão alimentar e como o projeto a ajudou a tomar iniciativa e começar a mudança. ‘’Danço com as minhas filhas, agora se tornou algo maior do que só perder peso, fez bem para minha autoestima’’, comentou. 

Josefa da Silva, funcionária do Instituto e também participante do projeto, foi a pessoa que mais perdeu peso e contou como se sente menos cansada dando o crédito a sua perda de peso para a mudança na alimentação. ‘’Consigo brincar com meu neto, subir o morro sem me cansar tanto”, finalizou.

O encontro de outubro foi o penúltimo do Projeto Ativação neste ano e conta  com a parceria dos patrocinadores U.S. Department of State e University of Tennessee Center for Sport, Peace, and Society. O Dara está em busca de novos patrocinadores para manter o programa em 2023 e continuar fazendo a diferença na qualidade de vida dos mais vulneráveis. 

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
free online course