No mês da consciência negra, Conectados leva jovens ao Muhcab

O Museu da História e Cultura Afro-Brasileira foi o destino do penúltimo encontro presencial do Projeto Conectados. Em celebração ao mês de novembro, que marca o dia da consciência negra, o projeto trabalhou durante todo o mês a temática racial com os jovens participantes, indo da importância da representatividade até o protagonismo negro e sua trajetória pela liberdade no contexto sócio histórico brasileiro.

A visita foi guiada pela funcionária do Museu, Mariana Maia, que apresentou  a exposição Protagonismos, que retratava a verdadeira história sobre a luta contra a escravidão no Brasil, explicando sobre as revoluções comandadas por pessoas negras e como foi mérito desses lideres, que na época eram escravos, a liberdade que conseguiram. Por meio de obras de arte, confeccionadas por artistas negros, os jovens passearam através da história de resistência, conhecendo a luta dos negros para manterem suas raízes, desde sobrenomes roubados até as religiões de matriz africana que sofrem até hoje com a intolerância plantada no período escravagista. ‘’Conhecer outras religiões é acessar outras culturas’’, disse a guia. 

Durante o passeio, a guia perguntou aos presentes quantos se consideravam negros e todos levantaram a mão. “Isso me deixa muito orgulhosa por todos terem consciência da sua negritude”, comentou Mariana. 

Para Gisele da Mota, Coordenadora de Educação do Instituto Dara, explicar o contexto da luta dos negros no Brasil é muito importante para garantir que esses jovens se apropriem de sua cultura e de sua história. “Eu só me reconheci como mulher preta aos 27 anos, por isso eu acho importante visitar esses espaços para enfatizar nossas raízes”, finalizou Gisele. 

O Projeto Conectados, patrocinado pelo Criança Esperança e pela Unesco, foi idealizado para guiar a trajetória de jovens através do conhecimento tecnológico e de pautas sociais, buscando despertar o interesse em áreas antes desconhecidas ou pouco apresentadas com intuito de mostrar que é possível alcançar qualquer objetivo desejável. 

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
online free course
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course